sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

DIZ O ROTO PARA O NÚ...

Habitualmente almoço num pequeno snack onde a patroa e a cozinheira são portuguesas e as empregadas são brasileiras. Todos nos conhecemos ou nos conhecem pelo nome e local de trabalho, mas hoje e intimamente ri-me a bom rir. Quando a cozinheira disse a uma das empregadas que um certo prato era para reservar para um um tal de Dr. veio a seguinte resposta: -"Doutor é dentista ou médico! Vou colocar uma gravata e quero ser chamada de Dra."
Vai daí pensei maldosamente para com os meus botões que os brasileiros às vezes também enfermam deste mal, que tristemente aprenderam com os portugueses.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

TESTEMUNHA DE UM "COCKTAIL"

Diariamente e no regresso a casa já havia observado a figura. Estou a falar dum homenzinho de meia idade que dum modo geral e sossegadamente lê a Bíblia, ouve música e folheia pequenos jornais de temática religiosa sem meter conversa com os restantes.
Hoje e pela primeira vez fui a testemunha de um "cocktail" ao qual não consegui resistir e hipocritamente fui folheando as páginas do meu livro, enquanto ía espreitando por debaixo das pestanas.
Em frente sentavam-se duas senhoras e os três foram divagando em lúcidos comentários sobre a situação, ele confessou antigos problemas de saúde superados através da Fé com citações biblícas à mistura, foi um antigo combatente da Guerra do Ultramar e tudo falado naquele doce sotaque alentejano que em meia dúzia de palavras parece resumir tudo.
A última frase do homenzinho mais parecia um manifesto neste "cocktail" que eu fui testemunha e passo a citar: -"Nã admito que me comam e quem me comer, vai ter que me jogar fora!".

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

APOLOGIA DOS TOMATES

O que uma pobre mortal não faz para chamar a atenção!!!
Pois muito bem, agora que já todos arregalaram os olhos e iniciaram um (in)consciente processo de laboração das glândulas salivares, cabe-me a mim puxar safadamente o tapete!
A partir do meio da tarde comecei a pensar no jantar, pois não escondi nem escondo a ninguém o enorme prazer que sinto em cozinhar e fui eu a primeira vítima dos... tomates.
Mentalmente recordei as diversas sobras destes últimos dias em carne, feijão,cogumelos e molho e mais uma vez fui a vítima dos ... tomates.
Resolvi recheá-los e cozinhá-los acompanhados de salada de alface. Todos ficámos a ganhar,porque:
1.As saudades dos... tomates já eram algumas;
2.A economia que nos agarra pelos... tomates cumpriu-se;
3.E até o calor do forno na cozinha consolou o meu gato sem ...tomates!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

NÃO RESISTO E TENHO DE PARTILHAR

Em primeiro lugar devo o amor pela leitura à minha Mãe.Quantos livros comprados, oferecidos, lidos e partilhados! Foi o que se passou com este último, terminado ontem. Estou a falar de "O português que nos pariu" da autoria de Angela Dutra de Menezes, um autêntico festival de humor e pesquisa histórica.
A senhora em questão é brasileira, fez um belo trabalho de casa e temperou duma maneira que só lendo e não tendo um pingo de vergonha em soltar gargalhadas bem cá do fundo. Até porque uma coisa é certa; como é bom termos a capacidade de sermos os primeiros a rirmos de nós próprios e sem uma pontinha de peneiras. Em suma: assumida patriota, com espelhos em casa e amiga de rir e quantas vezes até às lágrimas.

COMEÇO DE MAIS UMA SEMANA

Ainda sob o efeito da recém descoberta, não caibo em mim de contente! Como não sou capaz de ficar calada, tive de o dizer à Toupeira e ao Baixo!

domingo, 6 de janeiro de 2008

O JOÃO PESTANA ESTÁ A CHEGAR

Hoje foi um daqueles dias em que quase não me descolei do computador. Para quem era tão avesso ás novas tecnologias, tenho de reconhecer as virtudes do "bichinho". Chega-me à memória uma célebre frase de Fernando Pessoa e que assenta em mim que nem uma luva. Dizia ele que "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Assim estou eu, mas neste momento vou-me entranhar nos braços de Morfeu e João Pestana e os dois tem plenos poderes para darem conta de mim.
Há muito tempo que eu pensava numa destas. Se tantos o fazem, porque não tentar.E lá vai disto hoje que amanhã já não há

TUDO TEM UM COMEÇO


Minha foto
Almada, Portugal
Leitora compulsiva,Amiga do meu Amigo,conversadora,dou tudo por uma boa gargalhada,teimosa por vezes até à burrice,gosto de animais (tenho um gato) e admiradora incondicional da Arrábida e das Berlengas.