Habitualmente almoço num pequeno snack onde a patroa e a cozinheira são portuguesas e as empregadas são brasileiras. Todos nos conhecemos ou nos conhecem pelo nome e local de trabalho, mas hoje e intimamente ri-me a bom rir. Quando a cozinheira disse a uma das empregadas que um certo prato era para reservar para um um tal de Dr. veio a seguinte resposta: -"Doutor é dentista ou médico! Vou colocar uma gravata e quero ser chamada de Dra."
Vai daí pensei maldosamente para com os meus botões que os brasileiros às vezes também enfermam deste mal, que tristemente aprenderam com os portugueses.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
TESTEMUNHA DE UM "COCKTAIL"
Diariamente e no regresso a casa já havia observado a figura. Estou a falar dum homenzinho de meia idade que dum modo geral e sossegadamente lê a Bíblia, ouve música e folheia pequenos jornais de temática religiosa sem meter conversa com os restantes.
Hoje e pela primeira vez fui a testemunha de um "cocktail" ao qual não consegui resistir e hipocritamente fui folheando as páginas do meu livro, enquanto ía espreitando por debaixo das pestanas.
Em frente sentavam-se duas senhoras e os três foram divagando em lúcidos comentários sobre a situação, ele confessou antigos problemas de saúde superados através da Fé com citações biblícas à mistura, foi um antigo combatente da Guerra do Ultramar e tudo falado naquele doce sotaque alentejano que em meia dúzia de palavras parece resumir tudo.
A última frase do homenzinho mais parecia um manifesto neste "cocktail" que eu fui testemunha e passo a citar: -"Nã admito que me comam e quem me comer, vai ter que me jogar fora!".
Hoje e pela primeira vez fui a testemunha de um "cocktail" ao qual não consegui resistir e hipocritamente fui folheando as páginas do meu livro, enquanto ía espreitando por debaixo das pestanas.
Em frente sentavam-se duas senhoras e os três foram divagando em lúcidos comentários sobre a situação, ele confessou antigos problemas de saúde superados através da Fé com citações biblícas à mistura, foi um antigo combatente da Guerra do Ultramar e tudo falado naquele doce sotaque alentejano que em meia dúzia de palavras parece resumir tudo.
A última frase do homenzinho mais parecia um manifesto neste "cocktail" que eu fui testemunha e passo a citar: -"Nã admito que me comam e quem me comer, vai ter que me jogar fora!".
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
APOLOGIA DOS TOMATES
O que uma pobre mortal não faz para chamar a atenção!!!
Pois muito bem, agora que já todos arregalaram os olhos e iniciaram um (in)consciente processo de laboração das glândulas salivares, cabe-me a mim puxar safadamente o tapete!
A partir do meio da tarde comecei a pensar no jantar, pois não escondi nem escondo a ninguém o enorme prazer que sinto em cozinhar e fui eu a primeira vítima dos... tomates.
Mentalmente recordei as diversas sobras destes últimos dias em carne, feijão,cogumelos e molho e mais uma vez fui a vítima dos ... tomates.
Resolvi recheá-los e cozinhá-los acompanhados de salada de alface. Todos ficámos a ganhar,porque:
1.As saudades dos... tomates já eram algumas;
2.A economia que nos agarra pelos... tomates cumpriu-se;
3.E até o calor do forno na cozinha consolou o meu gato sem ...tomates!
Pois muito bem, agora que já todos arregalaram os olhos e iniciaram um (in)consciente processo de laboração das glândulas salivares, cabe-me a mim puxar safadamente o tapete!
A partir do meio da tarde comecei a pensar no jantar, pois não escondi nem escondo a ninguém o enorme prazer que sinto em cozinhar e fui eu a primeira vítima dos... tomates.
Mentalmente recordei as diversas sobras destes últimos dias em carne, feijão,cogumelos e molho e mais uma vez fui a vítima dos ... tomates.
Resolvi recheá-los e cozinhá-los acompanhados de salada de alface. Todos ficámos a ganhar,porque:
1.As saudades dos... tomates já eram algumas;
2.A economia que nos agarra pelos... tomates cumpriu-se;
3.E até o calor do forno na cozinha consolou o meu gato sem ...tomates!
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
NÃO RESISTO E TENHO DE PARTILHAR
Em primeiro lugar devo o amor pela leitura à minha Mãe.Quantos livros comprados, oferecidos, lidos e partilhados! Foi o que se passou com este último, terminado ontem. Estou a falar de "O português que nos pariu" da autoria de Angela Dutra de Menezes, um autêntico festival de humor e pesquisa histórica.
A senhora em questão é brasileira, fez um belo trabalho de casa e temperou duma maneira que só lendo e não tendo um pingo de vergonha em soltar gargalhadas bem cá do fundo. Até porque uma coisa é certa; como é bom termos a capacidade de sermos os primeiros a rirmos de nós próprios e sem uma pontinha de peneiras. Em suma: assumida patriota, com espelhos em casa e amiga de rir e quantas vezes até às lágrimas.
A senhora em questão é brasileira, fez um belo trabalho de casa e temperou duma maneira que só lendo e não tendo um pingo de vergonha em soltar gargalhadas bem cá do fundo. Até porque uma coisa é certa; como é bom termos a capacidade de sermos os primeiros a rirmos de nós próprios e sem uma pontinha de peneiras. Em suma: assumida patriota, com espelhos em casa e amiga de rir e quantas vezes até às lágrimas.
COMEÇO DE MAIS UMA SEMANA
Ainda sob o efeito da recém descoberta, não caibo em mim de contente! Como não sou capaz de ficar calada, tive de o dizer à Toupeira e ao Baixo!
domingo, 6 de janeiro de 2008
O JOÃO PESTANA ESTÁ A CHEGAR
Hoje foi um daqueles dias em que quase não me descolei do computador. Para quem era tão avesso ás novas tecnologias, tenho de reconhecer as virtudes do "bichinho". Chega-me à memória uma célebre frase de Fernando Pessoa e que assenta em mim que nem uma luva. Dizia ele que "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Assim estou eu, mas neste momento vou-me entranhar nos braços de Morfeu e João Pestana e os dois tem plenos poderes para darem conta de mim.
Assinar:
Postagens (Atom)
- Ana Mafalda Salvado
- Almada, Portugal
- Leitora compulsiva,Amiga do meu Amigo,conversadora,dou tudo por uma boa gargalhada,teimosa por vezes até à burrice,gosto de animais (tenho um gato) e admiradora incondicional da Arrábida e das Berlengas.