segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A ALEGRIA DOS 57 KILOS!!!

Enquanto as outras sofrem por umas gramas a mais eu exulto com os meus 57 kg!
Toda a minha vida fui magra e agora que sinto o rabo um tudo ou nada mais pesado, não caibo em mim contente com os meus 57 kg!
Como de tudo, bebo de tudo e vejo finalmente os 57 kg distribuídos por tudo!
Tenho 1,64 cm, posso ainda juntar mais 2 kg para ficar O TUDO!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

DESCULPA-ME, FLORBELA!

Florbela Espanca é um daqueles nomes queridos nas minhas leituras.Contudo evito-a naqueles dias, raros e ainda bem, que estou de humores cinzentos. Admiro-lhe o talento e peço-lhe sentidamente desculpa por esta "safadeza" com o maravilhoso soneto "Amar!".Então lá vai:

LER!

Eu quero ler, ler perdidamente!
Ler só por ler:Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e a toda a gente...
Ler! Ler! E não ler ninguém!

Folhear? Esquecer? Indiferente!...
Ler ou reler? É mal? É bem?
Quem disser que não se pode ler alguém
Durante a vida inteira é porque mente.

Há uma biblioteca em cada vida,
É preciso disfrutá-la assim sortida,
Pois se Deus nos deu olhos, foi para ler!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que sejam os livros uma alvorada
Onde alguém se saiba perder... pra se encontrar.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

ERA UMA VEZ UMA TREPADEIRA...

Depois de ter gatinhado em Almada, "voei" em Setúbal!
Foi um tempo único que deixou "marcas" para o resto da minha Vida e que sempre que posso lá estou eu Inteira, com Tudo o que de melhor de mim tenho para partilhar e euforicamente receber!
Com apenas 23 anos comecei a sacudir as ervas daninhas e avancei, sabe Deus com que medos...
A terra era minha, o adubo Sebastião da Gama, a Arrábida, idealismo, vontade de transmitir e as sementes eram Vocês!
Tarefa bem complicada a minha em que por vezes desesperei, contudo mal ou bem fui até ao fim. No meu jardim encontrei de tudo, até uma pequenina Trepadeira atrevida que não hesitava em sentar-se ao meu colo e a quem eu amorosamente deixava chocolates na mesa de cabeceira enquanto a via orgulhosamente crescer. Os Invernos quiseram deitá-la abaixo, contudo ela agarrou-se com unhas e dentes e deu a mais linda flor que alguém pode dar!
Obrigada, Trepadeira atrevida por teres crescido no meu jardim!

QUANDO A MINHA AVÓ VIVEU A HISTÓRIA

No dia 1 de Fevereiro passaram precisamente 100 anos sobre o Regicídio e dei comigo a recordar um relato contado vezes sem conta pela minha Avó. Ora para quem sempre gostou de ouvir coisas e fazer o filme na cabeça, foi mais uma daquelas peripécias inesquecíveis, até porque quando ela a viveu já tinha 9 anos!
Vindos duma pequena aldeia da Beira Baixa - Vale de Prazeres - estavam a gozar uma temporada na capital, pois a burguesia rural podia dar-se a esses luxos. Dormiam num sítio e faziam as refeições noutro. Por isso quando caminhavam calmamente pela Av. da Liberdade com destino ao Hotel Americano na Rua 1º de Dezembro, nem por sombras sonhavam com o rebuliço que se vivia nesse momento no Terreiro do Paço e na Baixa.
Foi quando apareceu um anónimo que esbaforidamente interpelou o meu Bisavô:
-Para onde vão os senhores?
-Vamos para os Restauradores.
-Não façam isso!
-Homessa, porquê?
-Não vão lá para baixo que está muito perigoso! Anda tudo aos tiros e em polvorosa!MATARAM O REI E O PRINCIPE SENHOR D. LUIS FILIPE.
Claro que nesse dia já não se jantou. Os mais alarmistas já falavam em guerra civil e os Republicanos embandeiraram em arco. Mas como a História nos ensinou só 2 anos depois a Monarquia caíu.
Lamento agora nunca ter feito uma pergunta à minha Avó, pois segundo ela me disse o meu Bisavô era um simpatizante do que havia de chegar com o 5 de Outubro: o que teria achado o Senhor Aurélio do Regicídio, ele que até lia jornais e conhecia o Dr. António José de Almeida?
Enfim... a minha Avó viveu a História e contou-ma. Quanto a mim resta-me lê-la e compreendê-la.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

PEQUENA HOMENAGEM A UMA GRANDE MISSIONÁRIA

Se porventura esperam que eu fale daqueles nomes bem sonantes, estão redondamente enganados! Vou falar sim da Viscondessa de São Martinho, a qual eu já conheço desde os meus 29 anos.
Mulher de sonhos, convicções e uma forte sensibilidade adora crianças e animais. Abraçou os sonhos aos animais e teve a felicidade de encontrar quem partilhasse as mesmas ideias, qual Fernão Capelo Gaivota!
Vi dezenas de videos e passei todos os estados da Natureza, ou seja, ri, chorei e envaideci-me desta pequena Mulher e tão grande missionária da causa felina ser a Viscondessa de São Martinho que eu já conheço e admiro incondicionalmente desde os meus 29 anos!
Minha foto
Almada, Portugal
Leitora compulsiva,Amiga do meu Amigo,conversadora,dou tudo por uma boa gargalhada,teimosa por vezes até à burrice,gosto de animais (tenho um gato) e admiradora incondicional da Arrábida e das Berlengas.