sábado, 5 de dezembro de 2009

COM UM "CHEIRINHO" A EDMUNDO DE AMICIS

Bem veridíca esta, foi mais uma daquelas vivida nas minhas andanças de Setúbal.
Era um miúdo bem pobre, limpinho, e sempre com a roupa lavada e passajada vezes sem conta. Como aluno era uma pequena e enfezada alma que por mais que se esforçasse não ía mais além, de quem os outros maldosamente faziam chacota por ser pobre.
Nessa tarde estava terrivelmente constipado e fungava vezes sem conta, o que para mim sempre foi um som enervante.Não me contive e perguntei-lhe se não tinha um lenço para se assoar. De olhos baixos abanou a cabeça.
Encaminhei-me até à carteira dele, meti a mão à algibeira, tirei um lenço limpo que nessa manhã e como de costume havia borrifado com uns jactos de perfume e entreguei-lho sem uma palavra para alívio comum.
Dias depois e com o ar assustado de sempre, abordou-me com um lenço na mão que reconheci como sendo o meu. Antes que eu falasse, ouvi-o e até hoje:
- Obrigada pelo lenço Stôra. A minha Mãe lavou-o e passou-o a ferro. Só não tem é cheirinho!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito mas fico à espera que escrevas mais.
Força!
Lu

Anônimo disse...

Gosto muito dos teus gatafunhos. Continua a escrever!!!
Lu

Minha foto
Almada, Portugal
Leitora compulsiva,Amiga do meu Amigo,conversadora,dou tudo por uma boa gargalhada,teimosa por vezes até à burrice,gosto de animais (tenho um gato) e admiradora incondicional da Arrábida e das Berlengas.