No dia 1 de Fevereiro passaram precisamente 100 anos sobre o Regicídio e dei comigo a recordar um relato contado vezes sem conta pela minha Avó. Ora para quem sempre gostou de ouvir coisas e fazer o filme na cabeça, foi mais uma daquelas peripécias inesquecíveis, até porque quando ela a viveu já tinha 9 anos!
Vindos duma pequena aldeia da Beira Baixa - Vale de Prazeres - estavam a gozar uma temporada na capital, pois a burguesia rural podia dar-se a esses luxos. Dormiam num sítio e faziam as refeições noutro. Por isso quando caminhavam calmamente pela Av. da Liberdade com destino ao Hotel Americano na Rua 1º de Dezembro, nem por sombras sonhavam com o rebuliço que se vivia nesse momento no Terreiro do Paço e na Baixa.
Foi quando apareceu um anónimo que esbaforidamente interpelou o meu Bisavô:
-Para onde vão os senhores?
-Vamos para os Restauradores.
-Não façam isso!
-Homessa, porquê?
-Não vão lá para baixo que está muito perigoso! Anda tudo aos tiros e em polvorosa!MATARAM O REI E O PRINCIPE SENHOR D. LUIS FILIPE.
Claro que nesse dia já não se jantou. Os mais alarmistas já falavam em guerra civil e os Republicanos embandeiraram em arco. Mas como a História nos ensinou só 2 anos depois a Monarquia caíu.
Lamento agora nunca ter feito uma pergunta à minha Avó, pois segundo ela me disse o meu Bisavô era um simpatizante do que havia de chegar com o 5 de Outubro: o que teria achado o Senhor Aurélio do Regicídio, ele que até lia jornais e conhecia o Dr. António José de Almeida?
Enfim... a minha Avó viveu a História e contou-ma. Quanto a mim resta-me lê-la e compreendê-la.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
- Ana Mafalda Salvado
- Almada, Portugal
- Leitora compulsiva,Amiga do meu Amigo,conversadora,dou tudo por uma boa gargalhada,teimosa por vezes até à burrice,gosto de animais (tenho um gato) e admiradora incondicional da Arrábida e das Berlengas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário