A 4 de Novembro de 1983, às 17.30 dessa 6ª feira deu-se o encontro mais marcante - o 9º F para a sua aula de apresentação.
Com eles usei a mesma conversa que tive com os outros e deixei-os fazer as perguntas que tinham na vontade, pois no meu entender era a forma de nos conhecermos um pouco. Não queria ser uma mera máquina de conhecimentos que eles teriam de suportar até ao final do ano lectivo. Como sempre, apoiei-me naquele nome que é para mim um dos grandes Mestres da Pedagogia - Sebastião da Gama.
Ora nessa altura do ano os dias são mais pequenos, começa a escurecer mais cedo e a somar a isso a luz eléctrica na escola pregava partidas. Como era o primeiro dia e não esquecendo os meus anos do "lado de lá" mandei-os para casa numa sala que já estava lusco-fusco. Para espanto meu ouço a voz da delegada de turma a falar em nome de todos:
- Porque não ficamos aqui? Estamos tão bem! Ficamos até tocar!
O espanto tomou conta de mim com uma destas. Deixei-os à vontade para quem quisesse sair e até a sirene tocar às 18.20 íamos deixando de ver a cara uns aos outros mas não se arredou pé.
Vim para casa pensativa com esta atitude tão insólita em adolescentes e a pensar que no dia a seguir "já ía ser à ser à séria". Tentei não ter ilusões para não sofrer decepções nos próximos 8 meses.
Os oito meses passaram e o 9º F provou-me em inúmeras ocasiões e situações ser a turma que qualquer professor ambiciona - o bom aproveitamento aliado ao bom comportamento.
Sem serem marrões conjugavam a boa disposição com a dose certa de irreverência que qualquer adolescente deve ter.
E não é que foram eles os autores da festa surpresa do meu 24º aniversário? Guardo ainda o cartão e os dois LP's em vinil do meu compositor de eleição.
E não é com eles que subi a Arrábida até à Figueirinha? Guardo ainda as fotografias e a de grupo está orgulhosamente na secretária do meu Serviço.
E não é que por causa deles ainda hoje vou a Setúbal, à Bela Vista, à serra e em encontros carregados de emoção e significado continuamos a partilhar o que se começou nessa tarde?
Todos nós crescemos em 25 anos e afirmarei sempre que o 9º F está no meu coração como uma grande fatia no bolo da minha Vida!
Obrigada,malta!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2008
(22)
-
▼
novembro
(8)
- AS BODAS DE PRATA DA MINHA MELHOR AVENTURA
- O 9º F DO MEU CORAÇÃO OU UMA GRANDE FATIA DO BOLO ...
- SETÚBAL 1983- 84 OU A EXPLICAÇÃO DOS "ESCRITOS" E...
- BORBOLETAS
- VOCÊS, EU E SEBASTIÃO DA GAMA
- NEM TUDO O QUE LEIO É FANTASIA E AINDA BEM!
- DA TELEVISÃO PARA O AUTOCARRO
- SOU UMA ALPINISTA ASSUMIDA E CONFIRMADA PELO AMOR ...
-
▼
novembro
(8)
- Ana Mafalda Salvado
- Almada, Portugal
- Leitora compulsiva,Amiga do meu Amigo,conversadora,dou tudo por uma boa gargalhada,teimosa por vezes até à burrice,gosto de animais (tenho um gato) e admiradora incondicional da Arrábida e das Berlengas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário